Vidro comum e Vidro Float são materiais amplamente utilizados na construção civil e em diversas outras aplicações, como em móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. São tipos de vidro muito comuns no mercado são o vidro comum e vidro float e embora sejam semelhantes em muitos aspectos, existem diferenças importantes que afetam sua escolha em diferentes aplicações.
Produção de Vidro Comum
O vidro comum, também conhecido como vidro recalcado ou vidro plano, é produzido por meio de um processo de aquecimento a temperaturas de 1300ºC de uma base que tem como componentes principais, como o calcário, a barrilha, a areia, a alumina e os corantes.
Após este procedimento, é feita uma separação entre os materiais fundidos com a alta temperatura, com o intuito de selecionar a parte que está mais apta para o processo de talhamento e modelamento do vidro comum. Isso faz com que ele tenha uma superfície mais irregular e é mais espesso em comparação com o vidro float.
Produção de Vidro Float
Já o vidro float é produzido através do processo de flutuação em uma camada de estanho líquido, o que resulta em uma superfície extremamente plana e uniforme. Ele é mais fino que o vidro comum e é mais resistente à quebra, tornando-o mais adequado para aplicações que exigem vidro mais fino, como janelas de vidro duplo.
Após o aquecimento da base de sílica e outros componentes, o material fundido pela alta temperatura é aplicado sobre camada de estanho, e fica “flutuando” por cima da mesma. Como os materiais não se misturam, a base liquefeita do vidro se espalha sobre o estanho e forma um material de características lisas e contínuas, constituindo o produto final. É por isso que o vidro recebe o nome de vidro float, que vem do verbo “flutuar”, em inglês.
Vidro Comum e Vidro Float: Mais Diferenças
Outra diferença importante é a qualidade da superfície do vidro. O vidro float é conhecido por ter uma superfície mais uniforme e lisa, enquanto o vidro comum pode apresentar bolhas de ar, distorções ou manchas em sua superfície.
Em relação ao custo, o vidro float é geralmente mais caro do que o vidro comum, devido ao processo de produção mais complexo.
Ambos os tipos de vidro têm vantagens e desvantagens, e a escolha do tipo correto dependerá das necessidades específicas de cada aplicação. Por exemplo, o vidro float é mais adequado para aplicações que exigem maior resistência e transparência, enquanto o vidro comum pode ser uma escolha melhor para aplicações que não exigem tanta transparência ou resistência.
Vidro comum e vidro float são tipos de vidro comuns na indústria e apresentam diferenças em relação à forma como são produzidos, espessura, qualidade da superfície e preço. A escolha do tipo correto de vidro dependerá das necessidades específicas de cada aplicação.
Comentários